Olá pessoal!
Finalmente tenho novidades para contar do projeto. Na publicação de ontem eu mostrei o modelo 3D desse computador dos anos 90 mas ainda estava sem texturas e o motivo não foi exatamente falta de vontade, mas sim falta de estilo.
Antes, como eu tinha dito, eu não sabia direito o que eu queria para esse projeto e enquanto eu modelava esse computador eu comecei a pensar sobre estilo gráfico e algum desafio para mim, afinal, eu não vou fazer nada sem um desafio hehe.
Então eu estou me limitando em numero de polígonos, tamanho de textura e numero de cores disponível por textura.
Então eu estou me limitando em numero de polígonos, tamanho de textura e numero de cores disponível por textura.
Esse modelo desse computador foi inicialmente feito sem pensar muito nesses limites e por conta disso o modelo todo acabou ficando com mais de 280 polígonos, o que para os padrões modernos não é muito, mas para os padrões do PS1 e PS2, quando em conjunto com outros modelos em uma cena, pode ficar bem pesado. Pensando nisso eu resolvi diminuir ao máximo o numero de polígonos desses modelos sem alterar em nada a aparência deles.
Usando técnicas antigas de modelagem e economia de polígonos eu consegui reduzir para 203 polígonos no total. Não aprece uma grande redução no fim das contas, mas isso me liberou 77 polígonos que eu posso usar para algo diferente na cena.
Onde antes só cabia o computador, agora cabe um computador com 2 monitores ou um computador com uma bela mesa, isso sem mudar em nada o desempenho. Por isso é importante essa tentativa de manter a contagem de polígonos no mínimo possível, pois eu consigo colocar mais informações na tela usando exatamente a mesma quantidade de hardware de antes.
Usando técnicas antigas de modelagem e economia de polígonos eu consegui reduzir para 203 polígonos no total. Não aprece uma grande redução no fim das contas, mas isso me liberou 77 polígonos que eu posso usar para algo diferente na cena.
Onde antes só cabia o computador, agora cabe um computador com 2 monitores ou um computador com uma bela mesa, isso sem mudar em nada o desempenho. Por isso é importante essa tentativa de manter a contagem de polígonos no mínimo possível, pois eu consigo colocar mais informações na tela usando exatamente a mesma quantidade de hardware de antes.
Isso me deu um norte para meu projeto, mesmo que por enquanto eu ainda não tenha um objetivo, uma historia ou mecânicas de gameplay, eu já tenho um estilo gráfico para trabalhar. Em um mundo onde os gráficos são mais importantes que a gameplay, ter os gráficos em mente acaba sendo tão importante quanto saber qual engine vai usar ou saber como programar.
Por enquanto é isso pessoal, obrigado pela atenção e até o próximo por dentro da New Way.
Atualização de ultima hora.
- Antes mesmo de poder publicar esse por dentro da New Way, eu acabei sem querer descobrindo exatamente como as texturas do Playstation 1/2 eram feitas e adicionei isso ao modelo do computador.
Agora sim, até o próximo Por Dentro da New Way!
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