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POR DENTRO DA NEW WAY | #15

 


Olá novamente!
Bem vindo a mais um PDNW, infelizmente hoje é um daqueles dias com poucas imagens, até porque estou estudando mudanças por aqui kkkk
Ontem após postar o PDNW #14 eu me dediquei a estudar melhor a engine, ignorando bastante o aspecto visual, afinal, um jogo só é jogável quando o jogador pode jogar nele. e até agora tudo que temos é modelos 3D aleatórios e uma engine vazia.
Pensando nisso resolvi testar um pouco com raycasting, mais precisamente verificação de colisão e aplicação de forma dinâmica. Eu sei que isso parece só um monte de bla bla bla técnico e não te julgo por isso.
Explicando de forma didática, estou trabalhando na suspensão dos veículos do jogo, mesmo não tendo um veiculo para colocar no jogo ainda kkkk.


Eu decidi começar com a suspensão dos veículos do jogo pois é um assunto relativamente fácil quando se trata de um jogo arcade, basicamente você tem 4 sensores, um em cada centro de cada roda. Esses sensores analisam a distancia entre o sensor e o solo.
Após essa analise, baseado nesses valores que eu mostrei na imagem acima ele aplica força no sentido contrario a gravidade, atuando como uma suspensão.

Eu sei que parece complicado, e na verdade, para mim que nunca desenvolvi um jogo até é um pouco complicado sim, mas o conceito é bem simples, a distancia entre o solo e o sensor determina a força de retorno no sentido oposto.
Essa suspensão seria equivalente a uma suspensão de carrinho de controle remoto, não levando em consideração a flexibilidade dos pneus, posição e dimensão dos braços de suspensão, cambagem, caster, toe, é basicamente só uma suspensão extremamente básica. e por enquanto vai continuar sendo!

mas se você analisar com calma a imagem dos valores de suspensão já dá para ver algumas coisas mais avançadas como a distancia entre eixos, um compensador de distancia entre eixos, a bitola dos eixos dianteiro e traseiro e todos os valores sendo calculados diferentemente entre dianteira e traseira. Mesmo que seja uma suspensão bem simples ela atua exatamente como suspensão e tem muita margem para evolução.

Acredito que o próximo passo agora seja adicionar rodas a essa caixa branca e andar por ai, para que eu possa ter os dados necessários para adicionar cálculos de swaybars, para compensar o movimento lateral da suspensão e evitar que nossos carros fiquem capotando por qualquer bobagem.

um código escalável como esse pode facilmente ser repetido quantas vezes eu achar necessário e em pouco tempo eu consigo fazer um simulador realista de suspensão se isso for necessário. mas acredito que não vai ser por enquanto, pois a suspensão e posição das rodas pode ser meras características visuais por enquanto.

Agora no final do post quero tocar um pouco em um assunto que vem me incomodando.
Estamos em 2024, a internet hoje em dia é um local de entretenimento rápido e blogs como esse basicamente são invisíveis, a prova disso vem na imagem seguinte:



Como dá para ver, desde a postagem do projeto solo, ninguém visualizou nada. estou literalmente fazendo postagens para ninguém a dias.
O motivo para eu continuar postando não é numero de visualizações, eu estou usando o New Way como uma forma de salvar meus projeto, é quase um backup, um portfolio. apenas uma linha do tempo.
Mas se eu quero que alguém nesse planeta além de mim, do Cesar e da minha namorada jogue meu jogo, eu preciso divulgar ele em alguma plataforma com maior certeza de entrega.
Pensando nisso eu resolvi que vou tirar uns dias das postagens aqui da New Way, mas relaxa, não vou sumir nem nada, só vou parar de postar PDNW todos os dias, para que eu tenha tempo para gravar, narrar e editar videos para postar no youtube.
Eu tenho uma certa experiencia com edição básica de video pois em 2013, como todo mundo da época, eu tinha um canal de minecraft kkkkkkkkk

Enfim, por hoje é isso, espero trazer novidades em breve.
Obrigado pela atenção e até o próximo PDNW!

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