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POR DENTRO DA NEW WAY | #16

 


Olá pessoal, bem vindo a mais um PDNW.
Hoje vou falar um pouco mais sobre o projeto. Como expliquei na postagem anterior, estou evitando um pouco ficar postando todos os dias aqui na new way para que eu possa estudar um pouco outras formas de entrega de conteúdo, como youtube.

Então tenho bastante coisa para falar, mas infelizmente, pouca para mostrar kkkkkk



Durante esses dias que eu fiquei longe da new way eu me aprofundei um pouco mais na godot engine. Aprendi como algumas coisas funcionam e me familiarizei mais com a ideia de "nodes" e "scenes" que basicamente molda a engine inteira.
Mas eu venho de um desenvolvimento um pouco mais limitado, onde tudo é programado do zero sem auxilio da engine, deixando a engine somente para a física e gráficos. Por causa disso eu me dediquei a entender como criar e apagar nodes usando códigos e como aplicar forças a objetos.
E para me desafiar eu tentei criar um sistema avançado de suspensão de carro, cheguei a comentar disso no post passado.
O problema é que eu acabei só fazendo uma suspensão básica de raycasting só para aprender alguns comando e como trabalhar com a engine de uma forma mais direta, ignorando totalmente a parte visual.
mas essa suspensão básica não era nem 0.1% do que eu realmente queria e por isso eu comecei a trabalhar em um esquema semelhante aos que os jogos de corrida modernos fazem, em que cada veiculo tem uma pasta com informações estáticas como tipo e tamanho dos pneus, tamanho das rodas, massa do veiculo, posição do centro de massa, entre outras coisas. Inicialmente da forma menos otimizada e mais complexa possível, para que eu possa saber o que é mais difícil e o que é mais fácil.


Graças a esse meu novo approach eu consegui criar um gerador de rodas e pneus simplificado, basicamente essa roda não faz absolutamente nada, mas ela mostra de uma forma fácil de entender as medidas das rodas, principalmente porque eu estou usando medidas reais.
Eu estou vendo tudo isso como lapidar uma obra de arte de pedra. a obra está dentro da pedra, eu só preciso encontrar ela, então eu vou primeiro começar com uma rocha solida e inútil e aos poucos vou tirando o que não é util até que eu consiga extrair algo realmente util de dentro.


Meu objetivo é que eu me desafie ao máximo para que eu aprenda tudo que essa engine tem para oferecer e tudo que eu consigo extrair dela. Assim eu vou ganhando conhecimento enquanto vou fazendo e se eu chegar em um ponto em que o que eu fiz não foi realmente util, basta voltar alguns passos e tentar de novo. as vezes esse algo é util mais para frente, mas agora não parece ser.
Foi o caso desse negocio de rodas e pneus, no começo eu achava que ia ser somente uma bobagem visual que eu tava usando para aprender a mexer na engine, mas no final acabou se tornando parte de um estudo maior.


mais de 120 linhas de código, mais de 90 linhas de dados armazenas e meu resultado até agora foi esse. uma suspensão visual com valores reais, mas que infelizmente não faz nada além de ser bonito.
Mas isso me serviu MUITO! Agora eu sei como importar informações de um arquivo ini, como salvar informações em um arquivo ini, como trabalhar dentro e fora do código, como fazer a engine fazer o que eu quero, mesmo que isso seja 100% programação e 0% interface.

Estou extremamente animado com esse projeto e sinto que estou dando grandes passos por dia. É como se eu tivesse me encontrando em algo que eu realmente gosto e entendo, não é mais um sonho, está se tornando realidade!

Mas agora eu quero falar um pouco sobre outro assunto. Eu estava conversando recentemente com o Cesar e ele assim como eu teve a mesma ideia, começar algo nosso de verdade, longe de GTA San Andreas, longe de mods, longe de antigos projetos!
Eu falei sobre o projeto que estou trabalhando(não tinha falado sobre antes) e ele gostou muito da ideia e começou já a baixar a engine e uns jogos de PS2 para se inspirar. Mas como eu expliquei, o emprego dele toma muito do tempo dele e ele apenas consegue participar nos fins de semana. Mas eu conheço ele, eu sei que ele vai arrumar tempo até mesmo no trabalho para fazer algo para o projeto kkkkkkk já vi ele animado com alguma coisa e ele corre atrás de verdade!

Sinto que vem coisa boa pela frente e que finalmente poderei criar algo realmente meu!

Então por enquanto é isso, obrigado pela atenção e até o próximo PDNW!

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