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POR DENTRO DA NEW WAY | #18

 


Hoje é um daqueles dias de poucas imagens e muitas palavras.
Bem vindos a mais um PDNW. Hoje vou falar um pouco sobre algumas coisas que estão me incomodando nesse projeto.
Infelizmente eu ainda estou trabalhando solo no projeto pois o Cesar não conseguiu muito tempo. Então por conta disso eu estou notando que algumas coisas estão demorando para acontecer pq sempre que eu começo a fazer algo eu percebo que eu preciso parar para fazer outra coisa mais importante.
Um exemplo disso é aquela asa-delta do PDNW passado que eu literalmente tive que parar de fazer porque eu não tenho uma marca no universo que faça sentido esse troço ser produzido dentro da ilha do jogo.
Eu sei que isso parece algo tosco, bobo e que nem deveria ser levado a sério, mas eu não estou apenas criando um jogo qualquer onde tudo é só um monte de pedaços genéricos da vida real e que ninguém vai chamar pelo nome falso do joguinho. Eu quero criar um universo com todas as suas vertentes, se vou fazer uma marca para meu jogo, essa marca vai ter um fundador, uma historia, um ano de fundação e uma participação no mercado do meu jogo, mesmo que nada disso esteja realmente presente no jogo.


Minha motivação para fazer isso é evitar ao máximo que informações sejam perdidas com o passar do tempo. Por exemplo uma marca que originalmente se chamava X mas depois de um tempo, por eu ter esquecido acaba se chamando Y. Isso cria aquela sensação que o desenvolvedor do jogo não se organizou e chegou ao ponto de se perder nas próprias ideias.
Para resolver isso eu resolvi fazer uma wiki local privada onde eu posso adicionar as informações conforme elas sejam necessárias e verificar informações antigas antes de criar novas.
Digamos que eu faça uma empresa que fabrica o asa-delta e no futuro eu faça um paraquedas. Eu já tenho uma empresa no universo que fabrica esse tipo de equipamento, basta reutilizar ela.

Mas claro que todo universo precisa de regras fundamentais para evitar repetições descontroladas da mesma coisa ou mal uso do conteúdo do universo.
Quanto a marcas e empresas eu decidi que uma das principais regras é que toda empresa do jogo tem que ter pelo menos 1 concorrente, seja ele direto ou indireto.
Por exemplo, a empresa X fabrica produtos A e a empresa Y também fabrica produtos A. Isso é uma concorrente direta.
A empresa X fabrica produtos A e a empresa Y fabrica outros produtos quaisquer e também fabrica em menor escala o produto A. Isso é uma concorrente indireta.

Desse jeito eu posso criar elos de concorrência entre as empresas sem necessariamente ter que criar duas marcas que fazem a mesma coisa. Até por que na vida real empresas grandes, aquelas que se destacam das empresas locais, ou seja as empresas que vendem produtos famosos, nunca produz uma coisa só, sempre produz uma grande gama de produtos distintos, e consequentemente uma empresa pode ser concorrente de outras tantas empresas tanto diretamente, fabricando os mesmos tipos de produtos ou indiretamente, focando em produtos diferentes mas também fabricando produtos semelhantes.

É uma regra bem simples mas que consegue se estender de forma realista em todo o universo do jogo, mesmo que no jogo em questão só seja apresentado os produtos de uma marca especifica, se eu fizer propagandas, pôsteres e outros materiais de marketing dentro do jogo para o produto da outra empresa isso é o suficiente para mostrar que existem outras empresas, só que a grande maioria prefere o da marca que tá mais presente no jogo.

Por enquanto é isso, obrigado pela atenção e até o próximo PDNW!

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